Pró-Reitoria de Pesquisa - Programa de Iniciação Científica

Universidade Federal do ABC

Simpósio de Iniciação Científica

Todos os anos, a Universidade federal do ABC promove o seu Simpósio de Iniciação Científica.

A primeira edição aconteceu em 2008, contando com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, tanto bolsistas como voluntários, das modalidades Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD), Programa de Iniciação Científica Institucional (PIC) e Programa de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC).

Na primeira edição foram apresentados

A segunda edição ocorreu em 2009, contando com um número maior de participantes, onde mais de 150 trabalhos foram apresentados, distribuídos ao longo dos 6 eixos que norteiam o projeto pedagógico do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BC&T).

Em 2010, a terceira edição do Simpósio ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro de 2010 e, pela primeira vez, o evento foi realizado simultaneamente a Semana de Ciência e Tecnologia, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, que teve a sua segunda edição este ano.

Nesta edição do SIC foram apresentados mais de 300 trabalhos desenvolvidos pelos alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica da UFABC, distribuídos nos seis eixos de estudo da Universidade. Houve também apresentações dos alunos de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

A quarta edição do SIC ocorreu simultaneamente com o 6o Congresso de Iniciação Científica da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), razão pela qual o evento foi batizado de I Encontro de Iniciação Científica.

A parceria formada com a USCS está sendo estendida para outras Instituições de Ensino Superior (IES) da região do ABC e neste I Encontro de Iniciação Científica teremos a participação da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia (FEI), Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Fundação Santo André (FSA),  Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e o Instituto de Tecnologia Mauá, como instituições convidadas.

Neste evento, os alunos de iniciação científica apresentaram em seções de pôsteres mais de 450 trabalhos, fruto dos resultados de seus projetos.