Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

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A cobertura das mídias sobre as políticas públicas de Educação
Paulo Akio Duarte Arashiro

Última alteração: 2011-09-09

Resumo


Introdução

O presente projeto de pesquisa abordou a relação entre mídia e política como elemento central nos processos decisórios da política contemporânea brasileira. Nesse sentido, procurou avaliar a influência que a mídia televisiva e a mídia digital exercem na formulação e execução de políticas públicas, especificamente na área da educação. Para tanto, centrou sua atenção no Projeto de Lei 11096/2005 que cria o Programa Universidade para Todos (ProUni) e a forma com que a mídia televisiva e digital acompanhou sua implementação, além de analisar o material disponível que reage à divulgação da proposta e antecede a publicação da lei.

Objetivo

A pesquisa teve por objetivo avaliar a influência da mídia no debate sobre políticas públicas, mais especificamente o ProUni, bem como verificar em que medida as notícias e os debates suscitados nos meios de comunicação contribuem diretamente para o desenvolvimento de projetos na área selecionada.

Metodologia

Para a realização da pesquisa foi utilizada uma combinação de métodos: estudo de agenda da mídia, classificação de enquadramento, avaliação do processo decisório, análise de discurso, avaliação do debate nos fóruns eletrônicos e um estudo comparativo da cobertura midiática e o desenvolvimento da política pública. A pesquisa utilizou como material de pesquisa as informações divulgadas nas mídias selecionadas (Jornal Nacional e Revista Veja) e o site do Ministério da Educação.

Resultados

Os resultados indicam que no Jornal Nacional e na Veja o tema do ProUni teve pouco espaço, prevalecendo informações gerais sobre o tema, sem realizar um debate ou mesmo avaliação sobre o Programa. Um destaque fica por conta das reportagens sobre denúncias de irregularidades na concessão de bolsas e o atraso na realização do ENEM. Em relação as modificações na lei que regulamenta o ProUni, foi verificado no período uma alteração referente a maior rigidez no processo de concessão de bolsas pelo programa.

Conclusões

Houve pouco interesse dos meios estudados sobre o ProUni, destacando-se apenas nos períodos dos processos seletivos e algumas denúncias sobre o uso inadequado das bolsas. Esse dado revela a limitação da mídia como espaço para o debate de políticas públicas.