Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

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O relato reflexivo como instrumento de formação do professor: uma experiência do Projeto Bolsa Alfabetização no Grande ABC
Raquel Muniz Castro, Ana Silvia Aparicio

Última alteração: 2011-09-09

Resumo


Introdução

 O presente trabalho tem por objetivo principal evidenciar o papel da produção de relatos reflexivos na formação de professores. Para isso, são considerados como objeto de investigação os relatos reflexivos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) participantes do Projeto Bolsa Alfabetização do ano de 2008 a 2010.

 Objetivos

 Evidenciar o papel da produção do gênero relato reflexivo na formação inicial de professores, a partir da análise de relatos reflexivos; Identificar características específicas destes relatos a partir das características gerais dos Gêneros Catalisadores; Descrever e analisar como os alunos pesquisadores mobilizam saberes sobre a alfabetização em seus relatos reflexivos.

 Metodologia

 O corpus desta pesquisa é formado por 36 relatos reflexivos produzidos, entre agosto de 2008 e agosto 2010, por 7 alunos de Pedagogia que participam do Projeto Bolsa Alfabetização na USCS. A organização e análise interpretativa desses dados são realizadas a partir da leitura dos relatos e reflete uma investigação, de natureza qualitativo-interpretativista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação de maneira que a participação dos autores e pesquisador é analisada em suas diferentes formas e graus de intensidade e se destina à democratização das práticas educativas e sociais.

Resultados

 Quanto à estrutura pode se observar que os autores organizam seus relatos de maneira específica e esta escrita consolida-se ao longo do período em que escrevem, também é perceptível que a estrutura dos relatos modifica-se a partir do que o autor considera mais importante a ser relatado.

Os conteúdos abordados nos relatos são constantes entre os autores, modificando-se o momento e a forma como são relatados. Apresentam reflexões sobre processo de ensino, relações entre professor-aluno e sobre teoria e prática de conteúdos estudados na faculdade e apresentados dentro das salas de aula do ensino fundamental.

O conceito sobre alfabetização e como esta pode ser trabalhada com as crianças dentro da escola vão sendo apresentados de maneira reflexiva, as alunas pesquisadoras sentem-se responsáveis pelo auxílio na aprendizagem e na avaliação constante dos alunos que tem contato, isto fica evidente na apresentação de atividades, nas intervenções realizadas por elas e pelas professoras regentes em sala de aula.

 Conclusão dos estudos

 A partir dos relatos é possível concluir que a escrita faz com que as alunas participantes do projeto reflitam sobre a educação, conceitos sobre alfabetização, articulando sua escrita e maneiras de apresentar conteúdos de forma organizada e compreensível para outros professores em formação inicial.