Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

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IDENTIFICAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS E DISCIPLINAS RELACIONADAS À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, DE TECNOLOGIA E DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO
Raquel da Silva Pereira, Thiago Antonio de Carvalho Faria

Última alteração: 2011-09-11

Resumo


A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem assumido um lugar de destaque no Brasil e no mundo, tanto na mídia de negócios quanto nos debates acadêmicos. A maneira como a sociedade está crescendo não assegura um desenvolvimento sustentável. As estratégias socioambientais juntam-se às economicamente viáveis, haja vista os recursos naturais apresentarem sinais de esgotamento, o que carrega consigo um repensar na forma de se fazer as coisas e de se viver. Esta pesquisa sobre o ensino de RSE na educação superior brasileira objetiva identificar e analisar a existência de cursos e/ou disciplinas com conteúdos programáticos voltados à RSE. O estudo tem caráter exploratório e a metodologia escolhida foi a realização de um levantamento que propiciou a identificação de cursos, disciplinas, ementas e bibliografias existentes no ensino superior brasileiro, englobando cursos de bacharelado em administração, cursos de tecnologia em gestão, e de pós-graduação lato sensu, voltados para a gestão empresarial da região centro-oeste do país. Observou-se que as instituições não se preocupam em fornecer informações ou elementos suficientes para que o interessado possa diferenciar as ofertas de serviços educacionais entre diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). O consumidor, não tendo condições de comparar os serviços educacionais oferecidos pelas IES, acaba não identificando qual o valor que lhe é oferecido, fazendo suas escolhas com base não no conteúdo, mas em outros fatores tais como localização e preço. Ficou evidente a falta de preocupação com a tangibilização do serviço educacional oferecido e com a construção de uma expectativa para o consumidor, especialmente o que busca adquirir um serviço educacional vinculado à RSE. O ensino superior, favorecedor da construção da autonomia intelectual e cognitiva, auxilia a formação de um sujeito capaz de exercer sua cidadania, pressuposto básico da educação centrada em valores universais, que por sua vez devem desembocar em atos de cidadania. Ficou evidente que as IES não revelaram preocupação com a construção de uma expectativa para o consumidor que busca adquirir um serviço educacional vinculado a RSE, fornecendo informações sobre os cursos com maior ênfase. As disciplinas também se apresentaram em número até certo ponto razoável, apesar de reduzido quando comparado com o número de cursos. Paralelamente, Ementas e Bibliografias, elementos importantes para que o consumidor consiga comparar e diferenciar as ofertas, infelizmente não foram nada valorizados pelas IES, revelando falta de preocupação para com o consumidor, deixando-o sem informações que pudessem tangibilizar ou dar uma idéia mais clara do serviço oferecido.