Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

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Desenvolvimento de uma Ontologia de Conteúdos para as disciplinas do Eixo da Comunicação e Informação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC
Vitor de Souza, Edson Pinheiro Pimentel

Última alteração: 2011-09-11

Resumo


INTRODUÇÃO – O projeto acadêmico da UFABC toma forma numa matriz curricular interdisciplinar e na intersecção de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O projeto propõe também a transformação da aprendizagem em um processo autônomo e contínuo. Assim, apesar de orientar o estudante a seguir uma matriz curricular, estes podem ir construindo seu histórico de acordo com seus objetivos, direcionando sua formação específica. Tal autonomia na escolha das disciplinas requer que o estudante tenha o máximo de informações possíveis acerca dos conhecimentos prévios esperados em cada uma delas. A ausência de informações pode levar o estudante a solicitar disciplinas para as quais não está preparado e a cancelá-las ou abandoná-las. Este projeto parte da perspectiva de que os conteúdos educacionais das disciplinas que compõem a matriz curricular de um curso podem ser organizados e representados através de uma ontologia, de tal modo que forneça a descrição dos conceitos e relações existentes em um dado domínio para o compartilhamento e entendimento comum.     
OBJETIVOS - Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ontologia de conteúdos para as disciplinas do Eixo da Comunicação e Informação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC. A utilização de ferramentas computacionais apropriadas possibilitará diversos usos tais como consultas e integração com ferramentas de avaliação.
METODOLOGIA - Os métodos utilizados no decorrer dessa pesquisa incluem: (a) levantamento e estudo do referencial teórico sobre ontologias e mapas conceituais; (b) estudo dos planos de ensino das disciplinas do eixo da informação e comunicação; (c) Estudo da ferramenta CMapTools para construção de mapas conceituais e o Protègè 2000 para construção de ontologias (d) Planejamento e Construção da Ontologia (e) Implementação na Linguagem PHP de uma ferramenta para consulta da ontololgia.
RESULTADOS -  Com uso da Ferramenta Protegè 2000 e utilizando a metodologia METHONLOGY, foi possível criar uma Ontologia estabelecendo relações entre diversos conceitos das quatro disciplinas básicas do eixo da informação e comunicação. Além disso, desenvolveu-se também uma ferramenta para realizar consultas sobre a ontologia.  
CONCLUSÃO -  A disponibilização de informações estruturadas acerca dos conceitos e seus requisitos esperados nas disciplinas, de forma a apoiar a escolha dos estudantes  é altamente relevante. Nesse projeto abordou-se essa temática através do desenvolvimento de uma ontologia para as disciplinas do eixo da informação. Posteriormente pretende-se expandir a sistemática para outros conjuntos de disciplinas além de aprimorar a ferramenta de consulta integrando-a com ferramentas de avaliação diagnóstica.