Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

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Análise do processo inovador nas médias, pequenas e micro empresas de Base Tecnológica localizadas nos municípios de São Paulo e grande ABC
Priscila Cristina Conti, José Roberto Tálamo

Última alteração: 2011-09-11

Resumo


1. Finalidade

1.1 Fundamentos Teóricos

            Quando se pensa em “inovação tecnológica” logo o associamos às empresas.  Ligado com inovação tecnológica está o estímulo inovador. Uma empresa passará pelo processo de inovação, quando estiver capacitada a detectar sinais externos de mudanças. Quando ela detecta esses sinais, terá que escolher as suas fontes de inovação. Das opções de fontes, temos a universidade, mas há um impasse na relação universidade-empresa.

            É importante que as empresas façam acordos com universidades, como também gerenciem melhor seu capital intelectual. A gerência dos ativos intelectuais tornou-se a tarefa mais importante dos negócios. Da definição de capital intelectual encontra-se a expressão propriedade intelectual.

            Como as empresas buscam fontes de tecnologia, torna-se importante analisar os laços que formam com outras empresas, ou até mesmo seus laços internos.

 1.2 As ferramentas de Gestão

            Foi realizada uma pesquisa de natureza empírica, associada a uma pesquisa exploratória (questionário).

 1.3 Abordagem da pesquisa

  • Estímulos tecnológicos freqüentes;
  • Fontes de inovação utilizadas;
  • Eventuais formas de cooperação para compartilhamento e transferência tecnológica;
  • Meios de armazenamento do conhecimento e;
  • A relação universidade-empresa.

 1.4 Objetivos.

            Identificar os meios utilizados pelas empresas no acesso às fontes e formas de inovação.

 2. Metodologia

2.1 Objetivos alcançados

            Da amostra de empresas identificou: estímulos tecnológicos; fontes de inovação; laços externos e internos; e a visão delas sobre a relação universidade-empresa.

 2.2 O objeto de pesquisa.

            Devido alguns impasses, a coleta de dados ficou direcionada as empresas da Incubadora de Empresas Barão de Mauá.

2.3 Análise e validação.

Os resultados finais foram obtidos através da aplicação da estatística descritiva aos dados quantitativos obtidos a partir do questionário.

 3. Resultados

Todas as empresas pesquisadas possuem um estímulo tecnológico relacionado com o foco inovador da empresa (desenvolvimento do produto e do processo). Nenhuma utiliza a universidade como fonte de inovação, mas algumas têm pretensão.

            Da análise dos laços, foram caracterizadas empresas pequenas formadas por funcionários que são familiares ou amigos, mas de uma maneira geral também apresentam laços que caracterizam a relação das empresas com outros núcleos.

 4. Relevância/contribuição

  • Identificação da ótica da empresa na relação universidade-empresa;
  • Icentivo ao investimento em propriedade intelectual;
  • Desenvolvimento conjunto do produto e do processo;
  • Inserção da opinião do cliente no produto.