Sistema de Submissão de Resumos, I Encontro de Iniciação Científica - 2011 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA PARA MENSURAR A ADOÇÃO DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE CALÇADOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA
Edna de Souza Machado Santos, Viviane Chunques Gervasoni, Dirceu Silva, Jacqueline Tavares Andrade

Última alteração: 2011-10-14

Resumo


Introdução

Porter assevera que qualidade de produto é uma das maneiras de se diferenciar, ou seja, qualidade de produto compõe a estratégia de diferenciação. Assim, considerando-se a proposição de que as empresas que adotam a diferenciação por meio de qualidade de produtos mantêm-se competitivas este artigo investiga a importância da qualidade no setor de calçados no Brasil. Para Garvin a rentabilidade está associada à qualidade e, segundo Porter, a efetividade da estratégia de diferenciação, necessariamente, deve buscar continuamente a qualidade.

Objetivo

O objetivo deste artigo é verificar se a diferenciação por meio de qualidade de produtos provoca maior rentabilidade, lucratividade e liquidez.

Metodologia

A amostra desta investigação compõe-se das empresas São Paulo Alpargatas e Grendene S/A. No caso desta pesquisa serão utilizados os dados financeiros disponíveis nos demonstrativos contábeis divulgados pela BM&F Bovespa; serão usados os índices de rentabilidade, lucratividade e liquidez. O estudo dessas empresas será documental e descritivo. A seleção dos elementos amostrais dar-se-á por meio de amostra de conveniência e por julgamento. O período analisado será de 2003 a 2008.

Resultados

O índice de liquidez corrente das empresas diminuiu, demonstrando que as dívidas de curto prazo diminuíram já o índice de liquidez seca demonstrou redução em menor proporção caracterizando que se as empresas precisarem quitar suas obrigações junto ao mercado terão de usar os seus estoques como garantias, por fim o índice de liquidez imediata da empresa São Paulo Alpargatas apresenta redução, mostrando menor capacidade para saldar suas dívidas, já a empresa Grendene teve este índice aumentado o que mostra maior capacidade de saldar dívidas. A lucratividade das empresas analisadas mostrou aumento diante dos investimentos feitos, bem como dos índices de rentabilidade ROI, ROE e Payback apresentam crescimento.

Conclusão

O que se atesta diante da amostra estudada é que a Grendene apresenta resultados quanto a ganhos e retornos maiores que a São Paulo Alpargatas, o que é explícito pelos números e também pelo fato de que a empresa Grendene investiu maiores resultados financeiros em estratégias para diferenciar seus produtos em especial na qualidade, e garantir sua parcela de mercado diante da então monopolista São Paulo Alpargatas. Diante de tal postura estratégica da Grendene a São Paulo Alpargatas também intensificou seus investimentos em estratégia de diferenciação e busca manter ou ainda realinhar sua proporção de mercado. Assim, o objetivo deste artigo foi corroborado, pois, para amostra e segmento estudados a diferenciação por meio de qualidade de produtos provoca maior rentabilidade, lucratividade e liquidez.